A Fotografia Contemplativa
A Fotografia Contemplativa, pode ser entendida como um estado mental aberto, curioso, sem julgamento, concentrado em apenas ver. Antes de uma técnica de fotografia é uma forma de ver o mundo e de viver. É a experiência visual direta, não conceitual, ou seja, a pura percepção. É uma prática ligada à meditação que, buscando ver a realidade sem pré-conceitos, fórmulas, definições, ansiedades, objetivos, apenas ver, visa trazer nossa visão para o presente, para o dia-a-dia, para o real, abrindo nossos olhos e permitindo ver o “novo” no cotidiano, ver beleza e criar arte. A proposta é trazer a arte para a vida cotidiana, e a vida cotidiana para a arte, entendendo que as boas imagens não estão no raro e no inusitado, ou no diferente, mas em tudo. Mas nossos olhos da razão (olhar conceitual) não enxergam isso. Os do coração, da percepção e dos sentidos, sim!
[ENGLISH] The Contemplative Photography, or Miksang, or Mindfulphoto, before a photography technique is a way of seeing the world and to live. It aims to search for a new look for our day-by-day. The proposal is to bring art to everyday life, and everyday life to art! The good pictures are not in the rare and unusual, or in the different, but in everything. What needs to be different, unique, creative, is the eye of the photographer. But our reason eyes do not see that. The perception of heart, the of the senses, yes! No are here social criticism, but only images that cause us something, or arise because something affected us. Life is a sequence of moments and i try to capture some pieces of life, images that hopefully speak for themselves.
Aproximações entre o Ma (間) e a fotografia contemplativa
Aproximações entre o Ma (間) e a fotografia contemplativa: Fotografar como um enquanto
Approaches between Ma (間) and contemplative photography: Photographing as a while
Por Yuri Bittar* - 01/07/2024
Fotografia Contemplativa (Fotografia: Yuri Bittar, 2024)
Resumo: Este artigo explora o conceito japonês de Ma (間), entre, espaço ou intervalo, refletindo sobre sua aplicação à fotografia contemplativa, uma forma de meditação visual, onde se busca capturar o momento sem preconceitos ou expectativas, permitindo um olhar atento e consciente. Nesse contexto o Ma demonstra a importância do espaço e da pausa para que a experiência aconteça. Assim a fotografia é proposta não como um ato final, mas como um enquanto, um processo contínuo de contemplação e descoberta.
Abstract: This article explores the Japanese concept of Ma (間), between, space or interval, reflecting on its application to contemplative photography, a form of visual meditation, where one seeks to capture the moment without prejudice or expectations, allowing an attentive and conscious look. In this context, Ma demonstrates the importance of space and pause for the experience to happen. Thus, photography is proposed not as a final act, but as a while, a continuous process of contemplation and discovery.
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Contar-criar: pesquisa e testemunho sobre fotografia, meditação e educação em saúde
Este artigo pretende apresentar e discutir um percurso metodológico, a entrevista-ensaio fotográfico, que propõe uma aproximação entre arte, educação e pesquisa, inserido em uma pesquisa em andamento, cujo escopo é o uso da fotografia contemplativa na formação no ensino superior em saúde. Esta se apresenta como ação em uma universidade pública, na forma de disciplina oferecida a graduandos e pós-graduandos. Partindo da História Oral de Vida em composição com um ensaio fotográfico, pretende-se clarificar a relevância da metodologia escolhida para o campo da educação e para pesquisas qualitativas, discutindo como este processo, também chamado de contar-criar, que envolve exercícios de sensibilidade e atenção, contribui para uma formação em saúde mais humanizada e para o auto cuidado dos participantes. Acreditamos que esta proposta, unindo entrevista e fotografia, em uma profunda conexão entre pesquisador e colaborador, ao colocar “alma, olho e mão” para trabalhar na mesma criação, potencializa a capacidade narrativa, abrindo, assim, uma grande janela para a experiência humana.
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Retratos contemplativos, experiência, memória e criação
a fotografia contemplativa em uma experiência de formação em saúde
O artigo aborda a relação entre imagem, memória e experiência, buscando compreender o potencial da prática da fotografia contemplativa na formação superior em saúde. Ao trazer a produção de retratos e histórias de vida criados na relação pesquisador-pesquisado, resultante de uma atividade realizada em uma disciplina eletiva em uma universidade pública em São Paulo, busca-se compreender as reverberações do curso e seus efeitos enquanto proposta formativa. Como referências teóricas centrais, o texto debate os conceitos de punctum, studium e biografema de Barthes, as condições e o valor da experiência em Larrosa Bondía e a importância da entrevista na cartografia em Tedesco. Buscamos ainda, ao final, construir uma reflexão sobre a potência interpelativa desta proposição no sentido de, para além de relatar acontecimentos, poder criar uma experiência humanizadora, sendo uma prática ao mesmo tempo contemplativa, criativa e formativa.
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