a fotografia contemplativa em uma experiência de formação em saúde

O artigo aborda a relação entre imagem, memória e experiência, buscando compreender o potencial da prática da fotografia contemplativa na formação superior em saúde. Ao trazer a produção de retratos e histórias de vida criados na relação pesquisador-pesquisado, resultante de uma atividade realizada em uma disciplina eletiva em uma universidade pública em São Paulo, busca-se compreender as reverberações do curso e seus efeitos enquanto proposta formativa. Como referências teóricas centrais, o texto debate os conceitos de punctum, studium e biografema de Barthes, as condições e o valor da experiência em Larrosa Bondía e a importância da entrevista na cartografia em Tedesco. Buscamos ainda, ao final, construir uma reflexão sobre a potência interpelativa desta proposição no sentido de, para além de relatar acontecimentos, poder criar uma experiência humanizadora, sendo uma prática ao mesmo tempo contemplativa, criativa e formativa.

Artigo originalmente publicado em:
Quaestio: Revista de Estudos em Educação 
v. 25 (2023): Publicação Contínua

Autores
Yuri Bittar
Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
https://orcid.org/0000-0001-6293-8772 
Flávia Liberman
Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
https://orcid.org/0000-0001-8563-5993 

Acesso: https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id5012 

Palavras-chave: fotografia contemplativa, formação, experiência.

BITTAR, Y.; LIBERMAN, F. Retratos contemplativos, experiência, memória e criação: a fotografia contemplativa em uma experiência de formação em saúde. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 25, p. e023031, 2023. DOI: 10.22483/2177-5796.2023v25id5012. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/5012. Acesso em: 5 jan. 2024.