Às vezes queremos ter uma experiência. Outras vezes a experiência se impõem, te interpela, e te dá uma chance de mudar o foco. É como o vento inesperado para um navegante. Às vezes basta um pequeno gesto pra mudar de direção, e seguir esse vento. 
Ou podemos baixar as velas. 

A manhã lá em casa. Foto: Yuri Bittar

Por Yuri Bittar
Disciplina Metodologias Radicais
Doutorando no PPGICS

Para começar

Quero falar de um acontecimento estético, de uma experiência interpelativa, como pessoa, como aluno e como professor, em meio a uma pandemia. E falar ainda sobre aceitar resultados e etapas inesperados, fora da metodologia prevista. Se deixar levar seria uma metodologia radical? 
Pratico e pesquiso a fotografia contemplativa há algum tempo, é objeto de uma disciplina que estava oferecendo que quando as aulas foram suspensas. Essa disciplina é minha pesquisa, e todos os passos para concluí-la estavam previstos. 
Mas essa turma, feita em parte da forma prevista, em sala de aula, e em parte de um modo imprevisto, á distância, se impôs como algo a ser observado e no mínimo registrado. 

>>> Leia o Artigo completo (gratuito) no Academia.edu

O essencial é saber ver,
Saber ver sem estar a pensar,
Saber ver quando se vê,
E nem pensar quando se vê
Nem ver quando se pensa.
Mas isso (triste de nós que trazemos a alma vestida!),
Isso exige um estudo profundo,
Uma aprendizagem do desaprender.
(Fernando Pessoa: http://arquivopessoa.net/textos/1172)

Referências
BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 197-221.
BONDIA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ.,  Rio de Janeiro ,  n. 19, p. 20-28,  abril  2002 
Latour, Bruno. Imaginando gestos que barrem o retorno ao consumismo e à produção insustentável pré-pandemia. Site Climainfo. 2020 - https://climainfo.org.br/2020/04/02/barrar-producao-insustentavel-e-onsumismo/
MANNING, Erin. Proposições para um movimento menor. Tradução de André Arias. MORINGA - Artes do Espetáculo, v. 10, n. 2, 15 dez. 2019.
KARR, Andy; WOOD, Michael. The Practice of Contemplative Photography: Seeing the World with Fresh Eyes. Boston: Shambhala Pub., Boston, 2011.