Fotografia Contemplativa. São Bernardo do Campo, 2015. #fotografiacontemplativa #contemplativephotography #belezanasimplicidade #simplicidade #fotocontemplativa #mindfulness #mindfulphoto

Oficina de desenvolvimento de criatividade e olhar

Vivemos um tempo de correria e agilidade, pressa e estresse, onde se exige a criatividade e inovação, mas ao mesmo tempo parece haver cada vez menos espaço para desenvolver novas ideias, e menos ainda para fazer o que gostamos. O que propomos é o uso da Fotografia Contemplativa, uma prática Mindfulness que une fotografia e meditação, como plataforma para incentivo do desenvolvimento pessoal e a partir disso da capacidade criativa e inovacional. Ora, quando procuramos por soluções com excesso de ansiedade e expectativa, acabamos podendo ver apenas o que já buscamos, e novas soluções, ideias criativas e inovadoras, acabam ficando ocultas.

Chamamos de "O Bom Olho" a capacidade de ver mais, sem pré conceitos, julgamentos ou expectativas. Leia o artigo completo sobre O Bom Olho aqui. Nosso programa corporativo tem como objetivo "abrir" o olhar de seus participantes, criando um caminho para a criatividade, inovação, aumento de qualidade de vida e solução de demandas. 

A criatividade na busca de soluções e inovações é um fator de extrema importância hoje, seja no mundo corporativo, acadêmico e até pessoal. Encontrar essa criatividade exige da pessoa uma busca por novos caminhos, inovação, ousadia e paixão. Ver o mundo ao nosso redor com mais curiosidade e paixão, apreciar e perceber detalhes, nos permitem ver mais claramente e encontrar sempre algo novo. Vivemos em um mundo de imagens, e o tempo todo nossos olhos navegam um mar visual, mas raramente prestamos atenção ao que vemos. Normalmente nos concentramos em poucas coisas, no centro da visão, de acordo com o que estamos interessados, e deixamos de ver muitas coisas. (Karr e Wood, 2011). Ou seja, nosso principal objetivo é VER MAIS.

Para VER MAIS é preciso um equilíbrio entre nossa visão de mundo e sentimentos, e o que nos cerca. “É vivendo que nós nos descobrimos; ao mesmo tempo que descobrimos o mundo exterior, ele nos forma, mas nós também podemos agir sobre ele. Deve-se estabelecer um equilíbrio entre estes dois mundos, o interior e o exterior, que num diálogo constante formam apenas um, e é este mundo que precisamos comunicar. ” (Cartier-Bresson).

Só podemos viver o agora, e a fuga do momento presente não nos permite lidar com o próprio presente. Segundo Jon Kabat-Zinn, um dos responsáveis pela “ocidentalização” das práticas de Mindfulness com foco na saúde, “Mindfulness é a simplicidade em si mesmo. Trata-se de parar e estar presente. Isso é tudo”. (Demarzo e García-Campayo, 2015)

Mais um dia de meditação e aprendizado.    #mindfulness #mindfulphoto #meditação #meditation #contemplativo #fotografiacontemplativa #contemplativephotography #belezanasimplicidade #simplicidade #fotocontemplativaProposta:

Buscar o desenvolvimento pessoal, ver a vida com o Bom Olho, um olhar claro, minimalista, sintonizado com a vida, numa vida cotidiana prazerosa e criativa, instigante e relaxada. O Bom Olho também é aquele que compartilha, ensina, aprende, e vê a vida de forma positiva e cheia de novos caminhos. Mas acima de tudo é preciso despertar a vontade de ser assim, e criar espaço para isso. 

Como funciona:

  • Através dos conceitos de arte, simplicidade, experiência e do “bom olho” criamos um caminho de incentivo à criatividade e à inovação;
  • A Fotografia Contemplativa (um estado mental aberto, curioso, sem julgamento, concentrado em apenas ver) é ver e fotografar com o Bom Olho, com a percepção, de forma clara;
  • As técnicas de Mindfulness nos permitem encontrar o equilíbrio para lidar melhor com o dia a dia;
  • As oficinas podem ter de 3h à 8h (nesse caso em 2 dias) ou mais;
  • O conteúdo e itinerário exato serão preparados de acordo com as peculiaridades de cada turma.;
  • As oficinas unem fotografia, meditação e diversos exercícios.

São Paulo Bairro Mirandópolis 2015  #deluzedesombra #fotografiacontemplativa #contemplativephotography #belezanasimplicidade #simplicidade #fotocontemplativa #mindfulness #mindfulphoto #meditação #meditation #minimalism #supermegamasterpics_minimal #minimO que esperamos dos participantes ao final das oficinas:

  • Que eles consigam ver mais e melhor;
  • Que possam ter práticas que ajudem na qualidade de vida;
  • Que desenvolvam mais sua capacidade criativa;
  • Que tenham mais disposição para resolver problemas ou buscar novas soluções;
  • Que possam ter o olho aberto para encontrar até mesmo o que não procuram:
  • Que aprendam a aproveitar os momentos comuns do dia a dia, aumentando sua satisfação pessoal.

As oficinas são ministradas pelo Prof. Yuri Bittar.

Fale com a gente:

  • Email: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
  • Tel. e WhatsApp: 11-992194567

Leia mais sobre o Bom Olho clicando no banner: 

O Bom Olho