inFoco

Convocatória

Convocamos todos os praticantes da Fotografia Contemplativa para participar dessa exposição, queremos mostrar um pouco desta forma de fazer arte!

"A Fotografia Contemplativa é, acima de tudo, ter a percepção aberta, sair do automático, e apreciar o mundo. Esta prática se origina em ensinamentos budistas e de meditação, mas não é uma prática religiosa, apenas uma nova forma de ver o mundo."

A Fotografia Contemplativa, (também chamada de Miksang e Mindfulphoto) pode ser entendida como um estado mental aberto, curioso, sem julgamento, concentrado em apenas ver. Antes de uma técnica de fotografia é uma forma de ver o mundo e de viver. É a experiência visual direta, não conceitual, ou seja, a pura percepção. É uma prática ligada à meditação que, buscando ver a realidade sem pré-conceitos, fórmulas, definições, ansiedades, objetivos, apenas ver, visa trazer nossa visão para o presente, para o dia-a-dia, para o real, abrindo nossos olhos e permitindo ver o “novo” no cotidiano, ver beleza e criar arte. A proposta é trazer a arte para a vida cotidiana, e a vida cotidiana para a arte, entendendo que as boas imagens não estão no raro e no inusitado, ou no diferente, mas em tudo. Mas nossos olhos da razão (olhar conceitual) não enxergam isso. Os do coração, da percepção, dos sentidos, estes sim enxergam! Leia mais e saiba como fazer!

Esta será uma exposição colaborativa, ou seja, cada um vai pagar pela ampliação e moldura de sua foto, mas ficará com ela depois. O valor é de R$40,00 por foto.

Regulamento e cronograma:

1. FOTOS QUE PODEM PARTICIPAR: As fotos devem se encaixar na prática da fotografia comtemplativa; A curadoria será de Yuri Bittar, de acordo com os critérios próprios da fotografia contemplativa. Em caso de dúvidas leia os artigos:
01. Fotografia Contemplativa I - o que é? e
02. Fotografia Contemplativa II - Como fazer;

2. ENVIO: Enviar a foto para análise para: yuribittar@gmail até 31/08/2018, em anexo ou com link para baixar. No email deve constar:
- Nome completo do autor
- Data e local da foto
- Diga como tomou conhecimento da fotografia contemplativa
- Texto explicando como a foto se encaixa no tema da fotografia contemplativa ;

3. TAMANHO DA FOTO: A fotos serão ampliadas no tamanho 20x30cm (ou 30x20) por isso devem ter esta proporção, e estar em alta resolução;

4. RESULTADO: O resultado será divulgado em 03/09/2018.

5. PAGAMENTO: Para cada foto selecionada vamos solicitar o depósito de R$40,00 até 10/09/2018 pelo email cadastrado.

6. PREMIAÇÃO: A princípio não haverá premiação ou escolha da melhor foto. O Objetivo da exposição é mostar esta forma de ver o mundo, por isso não é competitivo. Porém se surgirem patrocinadores dispostos a dar prêmios, iremos estudar as possibilidades.

7. Após isso as fotos serão montadas e expostas. Ao final da exposição cada autor poderá levar a sua foto.

8. MONTAGEM: A montagem da exposição ficará à cargo da organização do festival Analândia Cidade Fotográfica.

Obrigado!

Yuri Bittar - Curador / Instituto de Fotografia Contemplativa

André Luís Sobral Caetano da Silva Ferreira - Organizador do festival Analândia Cidade Fotográfica