inFoco

Podemos ver a beleza em tudo, mas não porque tudo seja belo, mas porque nosso olhar é especial! 

 Oferecemos cursos e oficinas desta prática que é mais que fotografia, é uma prática ligada à meditação e também uma técnica que pode abrir a visão e até mesmo melhorar a qualidade de vida! Fotografia Contemplativa, pode ser entendida como um estado mental aberto, curioso, sem julgamento, concentrado em apenas ver. Antes de uma técnica de fotografia é uma forma de ver o mundo e de viver. É a experiência visual direta, não conceitual, ou seja, a pura percepção. É uma prática ligada à meditação que, buscando ver a realidade sem pré-conceitos, fórmulas, definições, ansiedades, objetivos, apenas ver, visa trazer nossa visão para o presente, para o dia-a-dia, para o real, abrindo nossos olhos e permitindo ver o “novo” no cotidiano, ver beleza e criar arte. A proposta é trazer a arte para a vida cotidiana, e a vida cotidiana para a arte, entendendo que as boas imagens não estão no raro e no inusitado, ou no diferente, mas em tudo. Mas nossos olhos da razão (olhar conceitual) não enxergam isso. Os do coração, da percepção, dos sentidos, sim (percepção)!


R$70,00 (a vista, antecipado)

Requisito: nenhum

Vantagens: atividade prática e descontraída

Quando? várias datas (ver formulário de incrição)

Como funciona: Caminhada e exercícios ao ar livre.

 

Avançado EAD

 

Inscrição: Para fazer sua inscrição clique aqui ou escreva para yuribittar@gmail.com 

Sou fotógrafo desde 1998, e minha paixão é conhecer lugares, fazer fotografia pelas ruas de novas cidades, conhecer culturas e pessoas. Já fotografei em vários países, e quero mostrar um lado interessante da minha cidade para os visitantes. Também designer e historiador, sou mestre em Ensino em Ciências e instrutor de mindfulness certificado. Sou pesquisador, professor e palestrante da Fotografia Contemplativa há 7 anos, tema sobre o qual desenvolvo doutorado. Nasci e cresci em São Paulo e conheço muito bem a cidade.

O que faremos
Iremos meditar, caminhar e fotografar por lugares interessantes da cidade. Com exercícios específicos e alguns momentos de prática livre, iremos buscar entender e praticar a fotografia contemplativa, usando técnicas de meditação e treinamento do olhar. Serão atividades acima de tudo de contemplação, cultivando o bem-estar e a qualidade de vida. O objetivo é aprender uma forma interessante de nos desestressar e aproveitar melhor o momento. A proposta é trazer a arte para a vida cotidiana, e a vida cotidiana para a arte, entendendo que as boas imagens não estão no raro e no inusitado, ou no diferente, mas em tudo. Mas nossos olhos da razão (olhar conceitual) não enxergam isso. Os do coração, da percepção, dos sentidos, sim (percepção)!

O que mais você deve saber
Iremos passar algumas horas em pé e andando. As calçadas da região são acessíveis, mas a atividade pode ser um poco cansativa. Recomendo usar roupas leves e estar preparado para sol e chuva.

O que está incluído
Apostila básica

O que levar
Câmera fotográfica ou smartphone

Preço: a partir de R$80,00
Horário: 10h-13h
Local: Av. Paulista (ponto de encontro informado para os participantes)

Quando as cores se encontram...

Deborah
março, 2019
Adorei a experiência. Já tinha feito um Workshop mas não tinha tido a oportunidade de aplicar pela cidade e esse momento me deu essa chance de aplicar o que eu já sabia e acrescentar mais a minha prática.

Wanda
março, 2019
Adorei participar da experiência de fotografia e meditação. Espero poder participar de outras experiências como essa. E, pretendo levar para o meu dia a dia a experiência.

Paulo
março, 2019
Excelente a experiência com o Yuri. Profissional competente e muito empático, além do tema sobre fotografia meditativa que é apaixonante.

Fernando
março, 2019
Ótima experiência, o Yuri se dedicou a compartilhar seus conhecimentos e sempre dando atenção a todos. Recomendo.

Ruth
março, 2019
Foi uma experiência única, diferente e com conhecimento, além da parte pratica.

"A Fotografia Contemplativa é, acima de tudo, ter a percepção aberta, sair do automático, e apreciar o mundo. Esta prática se origina em ensinamentos budistas e de meditação, mas não é uma prática religiosa, apenas uma nova forma de ver o mundo. " - Yuri Bittar

Yuri Bittar

Sobre o Professor:

Yuri Bittar é fotógrafo desde 1998, designer (Mack) historiador (USP) mestre em Ensino em Ciências da Saúde (UNIFESP). É instrutor de Mindfulness certificado pelo Mente Aberta Brasil, e professor de Fotografia Contemplativa há 6 anos, tema sobre o qual desenvolve doutorado. Através da história oral, da fotografia, da literatura e outros recursos, tem buscado criar projetos mais próximos ao humano e que contribuam para a melhora da qualidade de vida.

"Acredito que a fotografia pode e deve estar presente no dia-a-dia, como trabalho, como expressão artística e como registro, e ainda como oportunidade para o relacionamento humano, para conhecimento e auto-conhecimento."

Mais sobre Yuri: www.yuribittar.com

 

Exemplos:

in red

 Miksang

 Vibrant Colors in my mind

  Dishes

  Fechado

  Miksang em JP

 Miksang na Pompéia, 02/02/2013

 

 São Paulo, junho de 2014

 

inFoco - Instituto de Fotografia Contemplativa
São Paulo SP, Brasil
Copywrite 2017-2018
Contato: yuribittar@gmail.com
logo infoco